Workshop 1 | Multilinguism - Bilingual Patient's Profile
Tema: Multilinguismo Prelector: Wiebke Scharf (Germany)
Sala: a anunciar Hora: 09.00h - 13.00h
Duração: 4 Horas Língua: Inglês
Workshop 3 | Dysphagia - Who is afraid of water?
Tema: Disfagia Prelector: Hanneke Kalf (Netherlands)
Sala: a anunciar Hora: 09.00h - 11.00h
Duração: 2 Horas Língua: Inglês
Workshop 5 | A arte de criar um Curriculum Vitae
Tema: Profissão Prelector: Miguel Abreu (Ray Human Capital)
Sala: a anunciar Hora: 09.00h - 11.00h
Duração: 2 Horas
Workshop 2 | O mistério da Dispraxia Verbal do Desenvolvimento
Tema: Fala Prelector: João Canossa Dias, Mariana Morgado & Tânia Fonseca
Sala: a anunciar Hora: 09.00h - 13.00h
Duração: 4 Horas
Workshop 6 | Como ser Terapeuta da Fala e ser Empresário
Tema: Profissão Prelector: Nuno Ribeiro
Sala: a anunciar Hora: 11.00h - 13.00h
Duração: 2 Horas
ESGOTADO
Workshop 4 | Social Anxiety and Stuttering
Tema: Disfluência Prelector: Jan McAllister (United Kingdom)
Sala: a anunciar Hora: 11.00h - 13.00h
Duração: 2 Horas Língua: Inglês
O multilinguismo tornou-se uma questão central para Terapeutas da Fala (TF’s). Com o aumento do número de crianças cultural e linguisticamente diferentes, cada vez mais os TF’s se deparam com estas crianças na sua prática clínica. É importante considerar vários fatores e informações cruciais como base para a avaliação e de modo a determinar as necessidades mais adequadas de cada criança e sua família. O Bilingual Patient’s Profile (Scharff Rethfeldt 2005, 2013) foi construído para pacientes de diversas origens culturais e linguísticas e tem sido considerado como uma parte extremamente válida no período de avaliação.
Com o workshop apresentado pretende-se expor informação teórica resultante da extensa revisão bibliográfica sobre o tópico da Developmental Verbal Dyspraxia, com especial enfoque na identificação precoce e avaliação terapêutica de crianças com sinais desta patologia. Apresentar-se-ão também propostas de procedimentos para intervenção em Terapia da Fala e analisar-se-ão casos clínicos paradigmáticos, através de dinâmicas de grupo e exercícios de reflexão individual. Esperar-se-á que cada participante partilhe propostas terapêuticas a implementar, tendo em vista os estudos de caso explorados.
ESGOTADO
Muitas pessoas que gaguejam desenvolvem ansiedade social, um medo intenso de interagir com, ou ser julgado por, outras pessoas. Isso leva-os a evitar situações de fala, e isso pode ter um efeito negativo sobre muitos aspetos das suas vidas, incluindo a educação, o emprego e as relações. Neste workshop, os participantes terão oportunidade de:
1. Conhecer as evidências de investigação indicando que a ansiedade social é um problema sério para muitas pessoas que gaguejam;
2. Discutir sobre a sua própria experiência clínica na intervenção da ansiedade social e prevenção em pessoas que gaguejam;
3. Conhecer investigação anterior e em curso sobre intervenção na ansiedade social em pessoas que gaguejam.
ESGOTADO
Neste workshop os participantes vão ter a oportunidade de compreender quais as informações relevantes que devem constar no currículo, permitindo escolher entre os aspectos que podem considerar ou evitar durante a elaboração do mesmo. Tendo em conta a forte aproximação da Ray Human Capital ao mercado e às demandas de empresas das mais variadas áreas, os participantes irão ainda poder conhecer quais as características que estão actualmente a valorizar as empresas nos jovens recém licenciados.
ESGOTADO
Existem várias maneiras para realizar o rastreio e avaliação da disfagia. A maneira mais simples é usar água. A água é também muito útil no tratamento da disfagia. Os clínicos tentam evitar que os pacientes aspirem alimentos ou líquidos, mas, em geral, a água é um líquido seguro e de fácil acesso.
Neste workshop serão discutidos e praticados os seguintes aspetos:
1. Rastreio: quais os testes com água que são validados e clinicamente úteis?
2. Avaliação da deglutição: com um copo de água o terapeuta pode avaliar mais do que pensa!
3. Protocolo de água livre: é seguro? quando aplicar?
4. Tratamento: como usar a água na reabilitação intensiva da deglutição, inclusive em pacientes disfágicos graves.
Perguntas e exemplos de casos dos participantes.
ESGOTADO