Maria de Lourdes Tavares
Mestrado em Psicologia na Área de Intervenção Precoce, na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto, em 2003. Curso Complementar de Estudos Superiores Especializados, na área de Ensino e Administração em 2001. Curso de Terapia da Fala em 1974. Terapeuta da Fala no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral do Porto e na Unidade de Avaliação do Desenvolvimento e Intervenção Precoce, Centro Distrital de Segurança Social do Porto. Tem vindo a colaborar como docente na formação de terapeutas da fala e na formação de professores nos Cursos de Estudos Superiores Especializados em Educação Especial, nas áreas relacionadas com a patologia da comunicação e linguagem e Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Formadora sénior nos cursos de pós graduação TND – Conceito Bobath, certificada pela European Bobath Tutors Association. Formadora na área da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Assistência, organização e participação em diversos eventos – jornadas, congressos, seminários, workshops e afins. Colaboração no desenvolvimento de projetos de investigação nacionais e internacionais. Coautora em trabalhos publicados, relacionadas com a Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Inês Moura
Natural do Porto, é licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Possui uma vasta formação complementar na área da comunicação e comportamento humano. É Coach Certificada pela International Coaching Community (ICC), Practitioner em Programação Neurolinguística pela International Trainers Academy, Practitioner em Microexpressões com Linguagem Corporal e Certificada na Ferramenta Comportamental Everything DiSC pela Inscape Partners International - Hiper High Performance. É treinadora e coach vocal na empresa MTW Portugal, onde treina a voz de líderes empresariais e políticos, orienta cursos, workshops e palestras no âmbito da voz profissional. Interessa-se por investigação e estudo da voz enquanto ferramenta de sucesso profissional.
João Canossa Dias
Terapeuta da Fala, formador e consultor.
Exerce funções de terapeuta da fala na ARCIL - Lousã e colabora como formador, consultor e autor de material didático nacional e internacionalmente. Elemento do corpo docente do Centro EPAP e membro do Departamento de Linguagem da SPTF.
Com as terapeutas Mariana Morgado, Marisa Lousada e Tânia Fonseca inicia o projeto DAVINCI, no qual investigam o complexo tema da Dispraxia Verbal de Desenvolvimento.
José Fonseca
Terapeuta da fala no Laboratório de Estudos de Linguagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professor Convidado de Perturbações adquiridas da linguagem e de Neuropsicologia na ESSA. Presidente do Conselho Técnico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Doutorando em Ciências Biomédicas - Neurociências na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Co-autor de Programas informáticos para reabilitação da afasia e de Livros de exercícios terapêuticos de linguagem. Membro do Departamento de Linguagem da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala
Isabel Amaral
Terapeuta da Fala.
Consultora na área da educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita.
Prof. Coordenadora (aposentada) do Instituto Politécnico de Setúbal.
Inês Tello Rodrigues
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Mestre em Patologias da Linguagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e pela ESSA. Aguarda defesa do seu Doutoramento em Ciências da Saúde, especialização em Neurociências Cognitivas, no Instituto de Ciências da Saúde da UCP. A sua Tese de Doutoramento incidiu sobre os mecanismos de neuroplasticidade que sustêm a recuperação da linguagem em pessoas com afasia, com recurso a ressonância magnética funcional e a estimulação magnética transcraniana. Docente convidada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Terapeuta da Fala numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados. Membro do Grupo de Investigação em Neurociências Cognitivas do Instituto de Ciências da Saúde da UCP. Membro da International Society for Augmentative & Alternative Communication (ISSAC), da Australian Society for the Study of Brain Impairment (ASSBI), da Sociedade Portuguesa de Neurologia do Comportamento e da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
João Batista
Licenciado em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Pós-graduado em Disfagias Orofaríngeas, pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Terapeuta da Fala no Hospital José Luciana de Castro – Anadia. Membro do Departamento Científico de Disfagia da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala - SPTF. Experiência em prática clínica no Brasil e em Portugal com eletroestimulação aplicada à Terapia da Fala. Pesquisador na área da Eletroestimulação aplicada a Terapia da Fala em colaboração com instituições nacionais e internacionais no âmbito hospitalar e do ensino superior. Conferencista e docente em Portugal e Brasil sobre a aplicação da técnica de eletroestimulação no tratamento de patologias da Deglutição, Voz e Motricidade Orofacial.
Marisa Lousada
Terapeuta da Fala. Doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde pela Universidade de Aveiro. Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA).
Diretora do Curso de Terapia da Fala da ESSUA. Autora do TFF-ALPE e do TL-ALPE. Investigadora no Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS).
Maria João Ximenes
Terapeuta da Fala da Unidade de Neurodesenvolvimento do HSM – CHLN EPE; Docente no curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-IPS; Docente no curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (FCSH-UNL e ESS-IPS); Prática privada em contexto clínico e educacional; Licenciatura em Terapia da Fala (responsável pelas unidades curriculares de linguagem na criança); Curso de Formação Avançada do Doutoramento em Voz, Linguagem e Comunicação; Integra grupos de investigação na área das perturbações da linguagem na criança. Vasta experiência em formações e comunicações.
Regina Branco
Terapeuta da Fala, pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão, desde 1996 (bacharelato 1996, licenciatura 2003). Mestre em Gestão da Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública, desde 2013. Exerce funções de Terapeuta da Fala no CMRA desde 2003. Diversas formações sobre a Intervenção Terapêutica em Grupo.
Joana Rombert
Licenciada em Terapia da Fala, desde 2001, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, e Pós-Graduada em Terapia Miofuncional no ISEP Universidade de Vic, Madrid. Trabalha no Hospital de Santa Maria – Departamento de Pediatria Médica – Unidade de Desenvolvimento/Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais. Colabora com a Fundao Brazelton/Gomes-Pedro. Supervisora de estágios da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Escola Egas Moniz, Instituto Politécnico de Setúbal, Porto e Leiria.
Internacionalmente, tem fiabilidade na NBAS (Neonatal Behavioral Assessment Scale) e NOMAS (Neonatal Oral Motor Assessment Scale). Formação em PROMPT (Prompt for restructuring Oral Muscular Phonetic Targets) em Amesterdão e PECS (Picture Exchange Communication System) em Glasgow.
Autora do livro: "O gato comeu-te a língua?", da Esfera dos Livros e co-autora dos livros «Ouvir, dizer e escrever», "Método DOLF: Desenvolvimento Oral Linguístico e Fonológico" e "Método DOLF Atvidades" da Papa-Letras.
Marta Telles
Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Desde 2007 que exerce funções na Unidade de Cuidados Continuados – Santa Casa da Misericórdia da Guarda (uma das unidades pioneiras da RNCCI). Atualmente exerce prática privada na Clifig-Clínica Fisiátrica da Guarda.












Ana Isabel Severino
Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em 2001. Trabalha atualmente na Cerci–Lisboa, no Centro de Recursos para a Inclusão, no apoio de crianças com necessidades educativas especiais, inseridas no ensino regular.
Co-autora do Método DOLF – Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico e do CD APA II – Actividades de Processamento Auditivo. Efetuou estágio profissional especializado no Brasil (S. Paulo), Espanha (Barcelona) e Holanda (Amesterdão). Leciona formações sobre Alterações da Leitura e da Escrita a professores.

Elsa Margarido
Terapeuta da Fala Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Desde 2004 que exerce funções na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Possui uma vasta e multifacetada experiência profissional. Desde 2007 que colabora com a ESSA na supervisão de estágios académicos. É formadora em terapia da fala, certificada pelo IEFP. Em Janeiro de 2013 concluiu o Mestrado em Terapia da Fala, na Área de Supervisão Clínica e Gestão de Recursos, na ESSA. Em Junho do mesmo ano foi bolseira da “The Stuttering Foundation of America” em parceria com a Universidade de Boston (E.U.A.). Atualmente encontra-se em processo de conclusão da Especialização Clínica Europeia em Perturbações da Fluência, Universidade Thomas Moore, na Bélgica. Colabora com a “The Stuttering Foundation of America” na tradução e adaptação de informação sobre gaguez para o Português Europeu.

Jaqueline Carmona
Terapeuta da Fala - Escola Superior de Saúde do Alcoitão; Especialização Clínica em Perturbações da Fluência - Thomas More University College; Linguista - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL; Doutoranda no Instituto de Ciências da Saúde – UCP.
É professora convidada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão desde 2002, desde 2010 é responsável pela formação contínua de terapeutas da fala em perturbações da fluência, exerce a sua actividade clínica no PIN, uma clínica dedicada às perturbações do Neurodesenvolvimento, em Carcavelos.
Representante portuguesa da Especialização Europeia Clínica em Perturbações da Fluência, em que o parceiro português é a Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
Mentor e coach de terapeutas da fala portugueses e estrangeiros, alunos da Especialização Clínica Europeia em Perturbações da Fluência.

Gracinda Valido
Terapeuta da Fala formada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (1981), Subcoordenadora da Unidade de Terapia da Fala no Serviço de Reabilitação Pediátrica de Desenvolvimento CMRA de 2004 até 13 Dezembro de 2010, data em que assumiu o papel de supervisora clinica. Exerce o papel de supervisora clinica das terapeutas da Fala da Aisa e do grupo de terapeutas da fala que se reúne uma vez por mês no Laboratório de aprendizagem da câmara de Cascais, desde 2012.
Exerceu o cargo de tesoureira da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala de 1983 a 1984 e de Vice-Presidente de 1985 a 1987. Realizou vários Workshops/Acções de Formação no âmbito da patologia da linguagem desde 1981, dedicou-se ao estudo das patologias de Linguagem na Leitura e na Escrita desde 1991 até à presente data.
Participou em Seminários, Acções de Formação e Congressos, com apresentação de Comunicações e Posters. Participou em vários projectos investigação e publicou, no domínio da Terapia da Fala, vários trabalhos para revistas científicas. Colabora com a Escola Superior de Saúde de Alcoitão e nos anos 2007, 2008, 2009 e 2010 na Escola Superior de Saúde de Setúbal, na docência da Cadeira de Dislexia. Colabora na Universidade Católica no Mestrado de Linguagem – Afasia Adquirida na criança 2001/11 e 2011/12; é ainda monitora de estágio do 2º e 3º ano na E.S.S.A. desde 1984 e E.S.S.F desde 2007. Monitora de Estágios Profissionais na Unidade de Terapia da Fala – C.M.R.A.
Ana Mendes
Terapeuta da fala, mestrada em Speech-Language Pathology pela City University of New York at Lehman, doutorada em Speech Sciences pela University of Florida na área da voz e respiração.
É docente e subdiretora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Foi responsável pelo desenho curricular de programas de licenciatura e mestrado para Terapeutas da Fala. É investigadora no Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro com vários projectos financiandos pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia resultando em várias patentes, assim como, publicações nacionais e internacionais em áreas de voz e respiração, assim como instrumentos de avaliação de linguagem na criança.
É membro honorário da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, coordenadora do Departamento de Voz da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e membro certificado da American Speech, Language and Hearing Association (ASHA).
Inês Lopes
Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Mestre em Terapia da Fala, área de Supervisão Clínica e Gestão de Recursos, pela ESSA. Doutoranda em Gestão, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Terapeuta da Fala na Unidade de Cuidados Continuados do Hospital Dom Manuel de Aguiar – Leiria e da Unidade de Cuidados Continuados do Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição - Batalha (2008-2011). Supervisora clínica de estágios curriculares e profissionais. Investigadora da UNIDE, ISCTE-IUL. Co-orientadora de trabalhos académicos para a ESSA.

Cristina Sobral
Bacharelato em Fisioterapia pela ESSA (1989).
Fisioterapeuta na Associação de Paralisia Cerebral de Faro desde 2002, afeta à resposta social de ambulatório e coordenadora desta resposta social.
Pós graduação em Neurodesenvolvimento - Bobath (2007).
Formação na área da Hipoterapia, desenvolve trabalho nesta área desde 2002.
Formação no Método Pediasuit (2013);
Formação em método Halliwick – Therapy em Pediatria, Johan Lambeck (2013).
Formação em Avaliação e Análise Marcha na Paralisia Cerebral, Ehab Wally (2014).

Rita Cardoso
Licenciada em Terapia da Fala. Mestranda em neurociências na Faculdade de Medicina de Lisboa. Investigadora da unidade de Farmacologia Clínica e Terapêutica do Instituto de Medicina Molecular. Pós-graduada em disfagias orofaríngeas. Exerce funções de terapeuta da fala no Campus Neurológico Sénior, atuando em exclusivo com patologia neurológica, predominantemente, doenças do movimentos.

Alexandre Sargaço
Licenciatura em Terapia da Fala na ESSA (curso bi-etápico 2005/2009).
De Outubro 2008 a Dezembro 2008 exerceu funções na CRINABEL.
De Fevereiro de 2009 a Outubro de 2009 integrou na equipa de intervenção precoce da Fundação LIGA, regressou à equipa de intervenção precoce da Fundação LIGA em Setembro de 2010 tendo permanecido até Agosto de 2013.
Em Dezembro de 2009 iniciou as suas funções de TF no CADin até à presente data, integrando atualmente o Núcleo da Idade Pré-escolar.
Frequentou o curso de Especialização em Oral placement Therapy, Level 1 e 2 ministrado por Renee Roy Hill, M. S, em Maio de 2012.
Frequentou o curso PECS ministrado pela Dra Julia Biere (M.Sc, SLP-CCC) e pela Dra. Louise Malkin BSc (Hons, Psychology, PGCE) da Pyramid Educational Consultants UK, em Março 2013.
Frequentou o seminário "Social Thinking - Explorar níveis de Compreensão Social, Ensinar conceitos do Vocabulário do Pensamento Social", ministrado por Michelle Garcia Winner em Junho de 2013.

Assunção Matos
Terapeuta da Fala no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (SMFR) no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) (1992-até ao presente), com formação de base na Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA) em 1990 (Bacharelato), sendo que no ano letivo 2000-2001 concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (ESTSP). Doutorada em Ciências e Tecnologias da Saúde, na Universidade de Aveiro (2012).
Pós-Graduação de média duração em Intervenção Terapêutica nas Disfagias Orofaríngeas (EPAP), em 2013. Docente na ESTSP entre 1996 e 2005.
Atualmente é docente na ESSUA (desde 2005), sendo responsável pelas Unidades Curriculares de Perturbações da Comunicação II e Metodologias de Intervenção II; colaborando também na Unidade Curricular de Sistemas de Suporte à Comunicação (SSC em adultos) e na Unidade Curricular de Ética e Deontologia.
Colaboração em Projetos Nacionais e Internacionais na área da Linguagem e Comunicação no Adulto; bem como em diversas comunicações, workshops e posters em Congressos Nacionais e Internacionais na área das perturbações da comunicação adquiridas no adulto.

Dália Nogueira
Terapeuta da Fala, coordenadora do departamento de terapia da fala da Escola Superior de Saúde de Alcoitão.
Doutorada em Gestão, especialidade Métodos Quantitativos e Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde ambos pelo ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa.
B
F
H
P
O
S
Q
V
U
Z
X

Z
Débora Franco
Terapeuta da fala licenciada pela ESTSP – Instituto Politécnico do Porto, com formação pós-graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Doutoranda na Universidade de Lisboa (UL), colaborando com o Laboratório de Fonética do Centro de Linguística da UL desde 2009. Desenvolve atividade profissional, desde 2005, em contexto clínico, escolar e em Unidade de Cuidados Continuados. Supervisiona práticas clínicas e estágios curriculares em Terapia da Fala. Docente convidada pela ESSLei – Instituto Politécnico de Leiria desde 2010. Formadora certificada pelo IEFP e pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Desenvolve formações na área da Terapia da Fala para terapeutas e outros profissionais. Autora e coautora de posters e comunicações em congressos nacionais e internacionais e de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, no âmbito da atividade como investigadora: nas áreas de Motricidade Orofacial, Fala, Fonética e Voz.

Joana Delgado Santos
Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2006). Mestre em Linguística Clínica pela Universidade Católica (2013). Desde 2007 que exerce funções na Unidade de Convalescença do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE. Também exerce funções na clínica Fisionova em Reguengos de Monsaraz.


Miguel Abreu
Director da área de Pesquisa & Selecção na Ray Human Capital, é responsável pela gestão de negócio e de carteira de clientes, gestão e implementação de projectos de Recrutamento e Selecção, tanto de quadros médios como de superiores, podendo destacar as áreas comerciais, técnicas e financeiras como algumas das mais exploradas ao longo da sua carreira. Tem desenvolvido a sua acção em sectores como FMCG, Electrónica de Consumo, Farmacêutica, Banca e Serviços Financeiros, TI e outros. Possui experiência na gestão de equipas e na realização de Projectos deAssessment & Development Centres, na definição e construção de Modelos de Competências, na concepção e implementação de Ações de Formação e de outras práticas de RH. Licenciado em Psicologia (Área de Psicologia Social) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1998).

Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FΛBERNOVEL e do institut FABERNOVEL. Autor do livro: Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia na Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).

Ana Isabel Ferreira
Doutoranda em Ciências da Comunicação, Universidade Católica. Curso em Estudos Superiores Especializados em Ciências da Comunicação. Mestre em Comunicação em Saúde, Universidade Aberta. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Universidade de Lisboa.
Curso Superior em Terapêutica da Fala, Escola Superior de Saúde de Alcoitão.
Actividade clínica no serviço de ORL do Centro Hospitalar de Lisboa, desde 1985.
Actividade docente com colaborações com a Escola Superior de Saúde de Alcoitão, Escola Superior de Educação de Lisboa, Universidade Atlântica e Escola Nacional de Saúde Pública, entre outras, desde 1983.
Especialista em voz e comunicação, media training e comunicação política. Larga experiência de formação e coaching em voz e comunicação junto de profissionais com cargos executivos de direcção ou admnistração nas organizações e classe política, bem como jornalistas, apresentadores e locutores de rádio e televisão em Portugal e Angola.

Lígia Lapa
Lígia Maria da Costa Lapa, Terapeuta da Fala, formada pela Escola de Reabilitação de Alcoitão em 1989, com o 2º Ciclo da Licenciatura Bietápica em Terapêutica da Fala, pela E.S.T.S.P., em 2002. Exerce funções no Centro de Desenvolvimento da Criança (C.D.C.) do Hospital Pediátrico de Coimbra – C.H.U.C. desde 1996. Desde o início, há 25 anos, a implementar S.A.A.C. na sua prática clínica e há 18 anos a fazê-lo incluida na equipa da Unidade de Autismo e Neurodesenvolvimento do C.D.C. Nos últimos 16 anos, tem desenvolvido na sua intervenção a aplicação do Sistema de Comunicação por Troca de Imagens (PECS). Começou a dar formação em 1994, com maior incidência na área do Autismo desde 1997.

ORADORES NACIONAIS

Carolina Branco
Terapeuta da Fala Licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto. Pós-Graduada em Neurodesenvolvimento em Pediatria pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do Minho; Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. Docente Assistente Convidada do Curso de Licenciatura em Terapia da Fala da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Coordenadora de Equipa Multidisciplinar ALCANCE - Apoio ao Desenvolvimento e Reabilitação Pediátrica com sede em Leiria.


Telma Pereira
Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Pós Graduada em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança e Doutoranda em Ciências da Educação. Docente no curso de Licenciatura em Terapia da Fala na ESS-IPS (responsável pelas unidades curriculares de leitura e escrita) e no curso de Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança (FCSH-UNL e ESS-IPS). Integra grupos de investigação internacionais na área das perturbações da linguagem (Reino Unido, Brasil e Chile). Prática privada em contextos clínico e educacional.