
Hanneke Kalf | Netherlands
Hanneke Kalf é Terapeuta da Fala e Investigadora Sénior no Radboud University Medical Centre em Nijmegen, na Holanda. Especializada em disfagia e disartria na população adulta. É doutorada em Ciências Médicas e uma forte promotora da Terapia da Fala baseada na evidência. Coordena Cursos de Pós Graduação em Disfagia e Disartria, é autora de inúmeros livros e de dois sites sobre disfagia direccionados para Terapeutas da Fala e pacientes.
Saiba mais em www.hannekekalf.nl
Wiebke Scharf | Germany
Wiebke Scharff Rethfeldt é a mentora do Instituto LOGOCOM, em Bremen, na Alemanha, comprometido com os desafios da interculturalidade e do multilinguismo na Terapia da Fala. Terminou a sua graduação em Terapia da Fala na Hannover Medical School, especializando-se em bilinguismo. Foi premiada com a bolsa de estudos Carl Duisberg para continuar sua formação na proeminente Universidade de Newcastle-upon-Tyne, onde obteve o seu mestrado em Ciências da Comunicação Humana (especialização em Bilinguismo). Trabalhou como Professora e Tutora Clínica dentro da Euro-Medizinal-Kolleg Stuttgart e é, atualmente, supervisora experiente de prática clínica de estudantes. Premiada com o grau doctoral pela Carl von Ossietzky University of Oldenburg, a sua tese investigou o uso de uma ferramenta de avaliação padronizado para identificação de perturbações de linguagem em crianças multilingues. Atualmente trabalha como professora e investigadora, com enfoque na avaliação e intervenção da linguagem e fala em crianças multilingues. A nível internacional, participa em projectos europeus multilaterais, “Multilingual Children with SLI – bridging the gap between theory and practice, and between practitioners in different countries”, um projecto conjunto da União Europeia com diferentes universidades e instituições de saúde .
Saiba mais em www.logo-com.net

Jan McAllister | United Kingdom
Jan McAllister é professora sénior na School of Health Sciences na University of East Anglia, em Norwich, no Reino Unido, no curso de Terapia da Fala. É co-autora do livro "Linguistics for Speech and Language Therapy Practice" (Wiley Blackwell, 2013). Tem vindo a desenvolver a sua atividade profissional em vários contextos académicos interdisciplinares no Reino Unido e Nova Zelândia. Atualmente, dedica-se à investigação numa prespetiva da ansiedade social na pessoa que gagueja, ao cruzamento de dados recolhidos no nascimento para fatores de risco da gaguez e outras perturbações da linguagem e fala, bem como ao impacto dessas condições. É membro da British Stammering Association.
